Tavarede: Programa genuíno e ambicioso
A terra do limonete, do teatro e da cultura, acolheu, na passada sexta-feira, 19 de Setembro, o movimento Figueira 100% num jantar de confraternização da candidatura à Junta de Tavarede. Duas centenas de pessoas deliciaram-se com um repasto típico, preparado por "chefs" a 100%, e queimaram depois as calorias a dançar noite fora com a animação. Movimento que contrasta com a estagnação a que aquela freguesia tem estado submissa. "A nossa terra parou", constatou Ilda Simões, tavaredense que integra a lista à Câmara Municipal. "Nós queremos e nós temos que contribuir para o seu progresso e vamos fazê-lo com o nosso trabalho e dedicação a 100%", afirmou.
Foi para responder aos anseios dos tavaredenses e cumprir a sua obrigação de cidadania que Joaquim Cristino se juntou à lista do movimento Figueira 100% para a Junta de Tavarede. "Como é possível que uma freguesia urbana, do litoral, ainda não esteja coberta pela rede de saneamento básico?", questionou. "Não estamos presos a interesses partidários, temos uma equipa composta de pessoas capazes e profissionais e vamos lutar a 100% pelo bem-estar da população de Tavarede", prometeu.
Paula Simões, o rosto da candidatura àquela Junta, deu a conhecer "um programa genuíno e ambicioso, mas, acima de tudo, honesto e realizável num único mandato". Ambiente e qualidade de vida, ordenamento do território, coesão e apoio social e desenvolvimento e empregabilidade são as quatro grandes áreas de acção definidas pela candidata. "Pretendemos implantar o Parque do Limonete, requalificar o Ribeiro de Tavarede, desenvolver uma rede de hortas pedagógicas, revitalizar espaços desportivos e de lazer, valorizar o edificado", enumerou. Mas o projecto para Tavarede de Paula Simões não se fica por aí: "vamos encontrar parcerias e estudar a viabilidade de uma piscina coberta, exigimos a cobertura total da rede de saneamento na freguesia, vamos criar a figura do "provedor do freguês" e queremos uma intervenção global na rede viária da freguesia", acrescentou. A criação de um posto de cuidados continuados de enfermagem "até à instalação de uma Unidade de Saúde Familiar com cobertura total da freguesia", facto para o qual aquela equipa promete pressionar as entidades competentes, a implantação de uma rede de educação pré-escolar e a instalação de um lar para a 3ª idade são "prioridades a realizar a curto prazo". O apoio às colectividades, o acesso à informação, o registo da marca "Limonete de Tavarede" e um parque empresarial são outras das propostas apresentadas por Paula Simões na noite de sexta-feira.
Nogueira Santos agradeceu à candidata e à sua equipa o "extraordinário impulso" que deram ao movimento com aquela iniciativa. E elogiou a capacidade dinâmica e de trabalho de todos. Para Daniel Santos, o jantar de confraternização foi mais um exemplo da "autenticidade do movimento". "Este é um projecto pela Figueira da Foz que nos uniu desde o primeiro momento e que vai conduzir a nossa terra a um futuro mais risonho", afirmou. "Sentimos do contacto com as populações que o movimento Figueira 100% já ganhou a confiança dos figueirenses e isso dá-nos mais força e mais motivação para continuarmos a trabalhar, cada dia mais afincadamente, com mais garra e mais positivismo", concluiu.
0 comentários:
Enviar um comentário