Daniel Santos apresentou Prioridades
Melhorar as relações entre os cidadãos e a Câmara, especialmente em áreas como o urbanismo, e prevenir o aumento de taxas e impostos municipais, através da regularização das contas da autarquia, são duas das prioridades do Movimento Figueira 100% para a gestão da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
O programa eleitoral do Movimento Independente, apresentado este fim-de-semana, preconiza uma intervenção profunda em áreas como o urbanismo, finanças da autarquia, acção social, educação, cultura e equipamentos urbanos.
Daniel Santos, candidato independente, fala num conjunto de propostas «perfeitamente exequíveis», por contraponto ao programa de outros partidos, «que têm uma enorme tendência para grandes projectos mas esquecem-se das pequenas obras que tanta diferença fazem no dia-a-dia das pessoas». «Nós temos todas as condições para levar à prática os nossos projectos», sublinhou.
Licenciamentos clarificados
No resumo programático do Movimento Figueira 100% - o documento pode ser lido na íntegra clicando aqui - destaca-se, desde logo, no capítulo «Um Urbanismo 100% transparente», o objectivo de «concluir a revisão do PDM e do PU nos primeiros dois anos de mandato», a definição «com transparência das regras dos processos de análise e licenciamento de operações urbanísticas» e o estímulo à reabilitação urbana, através da isenção de taxas, redução de impostos e agilização dos processos de aprovação.
Na área financeira, o Movimento preconiza uma Câmara «100% rigorosa» e, após as eleições, vai «auditar de imediato as contas da autarquia», para «implementar um programa de redução de custos na aquisição de bens e prestação de serviços». «Apresentar de imediato um plano de pagamento da dívida a fornecedores e renegociar a dívida bancária da Câmara Municipal» são outros objectivos enunciados pela candidatura, que pretende ainda «reestruturar a organização interna da Câmara Municipal e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade», bem como «promover a participação dos cidadãos e a sua aproximação à autarquia através do Portal do Munícipe».
Economia 100% próspera
Para que a Figueira conte com uma «economia local 100% próspera», a equipa candidata à Câmara Municipal pretende «estimular a criação de novos negócios turísticos e organizar o ano em trimestres temáticos, enquadrados num Plano Estratégico de Turismo», ao mesmo tempo que defende a «instalação de uma Pousada da Juventude e de um Campo de Golfe».
No capítulo do investimento, está previsto o estímulo «à indústria, através da criação de um Gabinete do Investidor, do desenvolvimento da Plataforma Logística e da instalação de novos parques industriais com custos atractivos». No comércio, são prioridades «incentivar a remodelação dos espaços comerciais; impulsionar a requalificação urbana da zona comercial; atrair lojas-âncora e facilitar o trânsito e estacionamento».
A construção de «um novo Quartel de Bombeiros Municipais» e a dotação destas forças de «equipamentos necessários à segurança e protecção dos cidadãos» são outras medidas anunciadas.
Reabilitar os nossos espaços
No que toca aos equipamentos e infra-estruturas, a candidatura quer «reabilitar as estradas degradadas, os jardins e as praças do nosso concelho», «promover a instalação de uma Loja do Cidadão de 2ª Geração», «recuperar a dignidade do Jardim Municipal», «lançar um concurso de ideias para a Zona Ribeirinha», «reabilitar o edifício "Castelo Eng. Silva"», «reformular o trânsito na cidade e a sinalética», «requalificar e expandir as zonas pedonais e ciclovias» e «aderir à rede Nacional de Mobilidade Eléctrica».
Um concelho 100% verde e limpo
O Movimento Figueira 100% pretende também, entre outras medidas, «avaliar as condições de recolha dos resíduos sólidos urbanos e promover a limpeza e higienização do concelho», «pugnar pela requalificação paisagística do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem, e promover a implementação de uma Agenda 21 local».
Na área cultural, é defendida «uma programação cultural diversificada e de qualidade, através do correcto aproveitamento das instalações e equipamentos detidos pela Câmara (CAE e Museu)», bem como a criação de um «espaço para a produção e exposição de arte, incentivando a fixação de jovens artistas no concelho»
Educação e acção social 100% inclusivas
Fomentar a construção de creches e infantários públicos, bem como reabilitar as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico é outro dos objectivos assumidos pelo Movimento independente, que quer também «reformular as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s), nas áreas de Inglês, Actividade Física e Desportiva, Música e Expressões Artísticas».
Combater o isolamento de pessoas idosas e dinamizar o cartão Sénior Municipal, diagnosticar e auxiliar economicamente as famílias de alunos mais carenciados, eliminar barreiras arquitectónicas e criar o "Prémio de Mérito Municipal" para homenagear as entidades que se destaquem na integração profissional de pessoas portadoras de deficiência são outras das medidas de carácter social apresentadas pela candidatura.
Juventude 100% entusiasta
A juventude ocupa um dos pontos mais fortes do programa, asumindo-se a prioridade de «atrair e fixar jovens talentos». Medidas como a criação de uma Bolsa de Estágios Municipal e de uma Feira Anual das Profissões deverão ser dois importantes contributos para esse objectivo.
Incentivar a prática desportiva no concelho, requalificando estruturas como o campo municipal de treino de futebol e as piscinas municipais, e promover a instalação de um "surf" camp e de uma pista de atletismo no concelho são outras das muitas medidas anunciadas pelo Movimento Independente Figueira 100%.
0 comentários:
Enviar um comentário