Um Fim-de-Semana a 100%

Este foi um fim-de-semana em cheio para o Movimento Figueira 100 Por Cento.

De Norte a Sul do Concelho, o candidato independente à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Daniel Santos, esteve presente em diversas iniciativas e contactou com centenas de figueirenses que lhe transmitiram as mais variadas preocupações.

A jornada começou no sábado de manhã, no Mercado Municipal da Figueira da Foz, onde foi possível testar a enorme expectativa que este movimento independente está a gerar junto da população. Os figueirenses manifestaram a Daniel Santos sérias preocupações quanto ao estado em que se encontra o concelho de uma foma geral e a cidade em particular. «Está tudo parado», «estamos abandonados» e «parece que não temos Câmara» foram algumas das expressões ouvidas, partilhadas por vendedores e clientes, que lamentaram também o «desleixo» que se vai notando no concelho.

No primeiro dia de Agosto o Verão era assunto principal e, mais uma vez, os figueirenses criticaram a ausência de atractivos que recoloquem a Figueira da Foz no mapa turístico nacional e ibérico.

A comitiva seguiu depois para a Feira de Coleccionismo no Jardim Municipal, onde muitos populares não hesitaram em recordar o desaparecido coreto, um ícone daquele espaço que as últimas obras anularam.

O almoço, na Junta de Freguesia de Buarcos, juntou o útil ao muito agradável e proporcionou um convívio descontraído entre dezenas de elementos do movimento, entre os quais se encontravam candidatos às juntas de Tavarede, São Julião e, naturalmente, elementos da lista candidata a Buarcos. De salientar que esta iniciativa, realizada todos os fins-de-semana até final de Agosto na Junta de Buarcos, visa angariar fundos para a recuperação do telhado da capela de Nossa Srª da Encarnação. Ou seja, é uma boa oportunidade para provar sardinha bem fresca, servida por gente simpática e atenciosa num espaço muito agradável, e assim contribuir para uma causa nobre.

O café da tarde já foi tomado ao balcão do União Footbal Cube de Buarcos, que exibe agora com orgulho um renovado salão, fruto de grande esforço organizativo da actual direcção. Daniel Santos foi gentilmente convidado a apreciar, numa visita guiada, todo o trabalho de manutenção e recuperação feito naquela que é uma das mais emblemática colectividades do concelho.
O final da tarde foi dedicado ao espaço aberto e foi a vez das esplanadas do Jardim Dr. Fernando Traqueia, em Buarcos, receberem a candidatura.

No domingo, o dia começou em grande ritmo com a participação de elementos do Movimento Figueira 100 Por Cento na caminhada promovida pela Bienal do Associativismo. Habituado a estas andanças – literalmente - , o candidato independente Daniel Santos acompanhou com facilidade o passo largo dos participantes numa volta que considerou apenas um primeiro aquecimento. Já para outros participantes este foi claramente exercício para uma quinzena...

Depois de almoço, a comitiva do Movimento Figueira 100 Por Cento era aguardada nas Festas do Calvete, Alqueidão, onde foi possível assistir ao animado Leilão de Fogaças e conviver com as presentes.

A jornada seguiu depois para a Torneira - Serrião, já na freguesia da Borda do Campo, onde as festas, promovidas pela colectividade local, demonstram que a amizade das populações supera qualquer divisão administrativa do território. Em breve, espera-se, bastará a expressão “Torneira” para definir uma localidade novamente unificada.

Ao final da tarde aguardavam-nos as Festas de Santana e um baile que prometia grande animação. Fica também o alerta para o próximo fim-de-semana: há tasquinhas e petiscos de trás-da-orelha para os lados de Santana. A não perder.

O fim-de-semana terminou já noite dentro, com um jantar espontâneo que reuniu dezenas de apoiantes num restaurante do Bom Sucesso.

Veja as Fotos do Fim-de-Semana a 100% Clicando Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário